top of page

A feira das flores de Medellín

Você sabia que Medellín é conhecida como a Cidade da Eterna Primavera?

 

Com seu clima agradável ao longo da maior parte do ano, esse destino se destaca não apenas como um local especial para o turismo, mas, sobretudo, como um ambiente propício ao cultivo floral.

 

Não à toa, a Colômbia hoje ocupa o segundo lugar na exportação mundial de flores, ficando atrás apenas da Holanda.


Radiante arranjo da Feira das Flores de Medellín, um festival colorido que celebra a exuberância floral da região.

Feira das Flores de Medellín

 

A Feria de las Flores é o evento social mais importante da capital colombiana e um dos maiores festivais de floricultura do mundo.Muitos a consideram o carnaval de Medellín. Não é exatamente o carnaval que nós, brasileiros, estamos acostumados, mas a mobilização que causa e o impacto cultural são muito semelhantes.

 

A celebração atualmente dura 10 dias e, além do tradicional desfile, conta com muitas outras atrações espalhadas pela cidade e região metropolitana.

 

Um pouco da história por trás do Festival

 

No período colonial, as trilhas da cordilheira andina eram percorridas por indígenas, camponeses e artesãos, que transportavam uma variedade de produtos e até mesmo pessoas – membros de famílias nobres –, em suas costas.

 

Para acomodar a carga, eles utilizavam suportes de madeira colocados nas costas, chamados de “silletas”.

 

As “silletas” também passaram a ser adotadas pelos campesinos floricultores para transportar grandes quantidades do que produziam até o centro de Medellín, para comércio.

 

Em uma viagem nada fácil, eles saíam a pé de Santa Elena, atravessavam a cordilheira e chegavam a Medellín, em um trajeto de aproximadamente 22 km, carregando essas grandes e pesadas estruturas nas costas.

Ao longo dos anos, esses campesinos que carregavam flores nas silletas passaram a ser chamados de "silleteros".

 

A ideia inicial da feira surgiu justamente como uma forma de homenagear esses homens que são uma lembrança dos antigos habitantes da região e simbolizam plenamente o caráter trabalhador e perseverante do Paisa.*

 

A primeira edição ocorreu em 1957 e, desde então, só cresceu. Ao longo dos anos, a festa expandiu-se e incorporou outras temáticas, como desfiles de carros antigos, shows, eventos culturais, exposições de arte e a própria compra e venda de flores, onde os visitantes podem apreciar e adquirir uma variedade incrível das espécies cultivadas localmente.

 

*Paisa é o nativo da região de Antioquia, cuja capital é Medellín.

 

O que acontece na festa das Flores?

 

Silleteros

Evento principal do festival, que remonta à sua estreia, 66 anos atrás, quando 40 silleteros desfilaram. Hoje, quase 500 silleteros carregam em suas costas silletas adornadas com mais de 80 variedades de flores da região.

 

Conforme a tradição, existem 4 tipos de silletas:

 

●     Silleta Emblemática: caracterizada por transmitir uma mensagem cívica ou educativa.É elaborada com flores cuidadosamente coladas ou pregadas para ocultar a estrutura de papelão ou isopor que fica por baixo.


●     Silleta Tradicional: representa a silleta originalmente utilizada pelos camponeses durante suas travessias para vender flores em Medellín. Seu design é simples, porém encantador, e é composta por uma variedade abundante de flores, com buquês inteiros habilmente amarrados à estrutura da silleta, que possui dimensões de 80 x 90 cm.

 

●     Silleta Monumental: maior e mais vibrante de todas. Com suas impressionantes dimensões de aproximadamente 2 x 2 metros e aproximadamente 70 kg, é uma verdadeira obra de arte floral. Composta por buquês inteiros e adornada com pelo menos quatro variedades de flores, além de uma majestosa coroa floral ao seu redor, ela se destaca como um símbolo de beleza e exuberância na festa das flores.

 

●     Silleta Comercial: Essas silletas criativas e personalizadas representam um meio eficaz de alcançar o público, transmitindo mensagens publicitárias de forma inovadora e envolvente. Após o desfile e a avaliação das melhores silletas pelos jurados, muitas delas são cuidadosamente expostas em shoppings, parques e outros pontos estratégicos em toda a região metropolitana de Medellín, garantindo visibilidade e reconhecimento para as marcas participantes.


Desfile de carros antigos

 

Desde sua estreia em 1996, o desfile de carros antigos durante a Feria de las Flores tornou-se uma tradição inestimável no festival. Com mais de 300 veículos clássicos em excelente estado, provenientes de diversas regiões da Colômbia e até mesmo de países vizinhos, o desfile é um verdadeiro espetáculo de nostalgia sobre rodas. Alguns entusiastas dos carros antigos se vestem a caráter, adicionando um toque de autenticidade e encanto ao desfile. É uma oportunidade única de apreciar a beleza e a história dessas preciosidades sobre quatro rodas.


Outras atrações

Durante os 10 dias da Feria de las Flores, há uma infinidade de outras atividades e atrações para desfrutar. A programação inclui uma variedade de expressões artísticas, como shows, apresentações de dança, rimas e trovas, e muitas outras coisas que celebram a cultura e a criatividade da região.


Além disso, a cidade fica toda decorada com diversas obras de arte feitas em flor em estabelecimentos comerciais, praças e outros espaços.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!


Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page