top of page

Conde Vlad: entre a História e a mitologia

Retrato de Vlad Tepes, o Conde Drácula histórico.

Por entre montanhas e vilarejos romenos, ecoa uma antiga história cheia de mistérios. Livros, filmes, e, especialmente a cultura popular, se encarregam de manter vivo um nome envolto em curiosidade e fascínio, e imortalizado na imaginação coletiva como um icônico vampiro: Conde Drácula.


Nascido em terras da Valáquia, Vlad III, conhecido também como Vlad Tepes, ou simplesmente Vlad, o monarca deixou um legado complexo que entrelaça lendas e fatos reais.

Mas o que se esconde por trás do véu da fantasia?


O começo

Descendente de uma linhagem nobre, Vlad Tepes foi um príncipe que governou a Valáquia por volta de 1448, um período turbulento marcado por disputas de poder e invasões estrangeiras.

Seu nome real era Vlad 3° Drácula (Draculea, em romeno) escolhido por seu pai, um membro da Ordem do Dragão, que lutava contra inimigos da Igreja Católica. Assim, “Drácula” significava, simplesmente, "filho do dragão".

 

Conde Vlad: temido, mas também amado

Vlad foi, de fato, um líder impiedoso, conhecido por suas táticas brutais de guerra e punições extremas contra seus inimigos. Além da violência sem precedentes, ele também empregava táticas de guerra que incluíam o uso de doenças como armas biológicas.


Ele encorajava pessoas que sofriam de lepra, sífilis, peste e tuberculose a se disfarçarem e se misturarem com os soldados oponentes.


Sua reputação como um governante temido logo se estendeu além das fronteiras de sua terra natal, deixando uma marca indelével na história europeia.


No entanto, seu reinado também foi marcado por esforços para fortalecer a Valáquia contra invasores estrangeiros, especialmente o Império Otomano.


Para muitos romenos, Vlad é visto até hoje como um herói nacional que defendeu sua pátria e sua religião – o catolicismo –, resistindo bravamente contra as forças turcas. Um líder controverso, destemido, disposto a fazer o que fosse preciso para proteger seu povo, seu território e sua fé.


As lendas sobre vampirismo só surgiram séculos depois, quando o escritor Bram Stoker publicou seu famoso romance "Drácula" em 1897.


O livro

Inspirado na figura histórica de Vlad Tepes, surge um dos vilões mais famosos de todos os tempos: um nobre transilvano com poderes sobrenaturais, que se alimentava de sangue humano. O charme sombrio e a aura de mistério do personagem criado por Bram Stoker cativaram a imaginação popular, tornando o Conde Drácula conhecido globalmente, fazendo com que, até hoje, muitos não saibam distinguir a verdade da ficção nessa história.


Além disso, a atmosfera gótica das terras da Transilvânia, com suas fortalezas imponentes e florestas enevoadas, caiu como uma luva para a construção dessa narrativa macabra.

Extremamente bem-sucedida, a obra deu origem a muitas outras criações que transcenderam a literatura e chegaram aos palcos e telas.


Vale lembrar que, ainda que tendo como base uma personalidade da vida real, o mito do vampiro aristocrático pouco tem a ver com o governante histórico. Mas, independentemente da conexão – ou falta dela – com a realidade, Drácula continua sendo uma lenda poderosa, que atrai mesmo depois de séculos.


A associação da história com a Transilvânia e a Romênia segue firme até os dias de hoje, fazendo dessa região um destino procurado por inúmeros fãs do oculto. Eles buscam decifrar o mistério por trás do lendário Conde, visitando locais que teriam abrigado Vlad Tepes, como o Castelo de Bran. Embora a realidade por trás do mito seja muito menos poética, a lenda do vampiro Drácula continua viva, lembrando nossa eterna fascinação pelo desconhecido.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


 

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page