top of page

Conheça o Mercado do Trem e o Mercado Flutuante da Tailândia

Trem passando sobre os trilhos de Maeklong, com a população e as mercadorias à margem.

A história de um dos mercados mais incomuns do mundo começa quando pescadores locais estabelecem um ponto de venda para seus produtos frescos. Na época, a região se destacava por sua próspera atividade pesqueira, e o mercado servia como centro de distribuição natural para a comunidade.


Algum tempo depois, em 1905, uma linha férrea foi construída para melhorar o transporte de mercadorias na região. Mas, em vez de relocar o mercado, os comerciantes optaram por dividir o espaço com o trem.


Firme e forte – cada vez mais

 

Assim, até os dias de hoje, o mercado é montado sobre os trilhos do trem, que segue em plena atividade.

 

Frutas frescas, legumes, frutos do mar capturados naquela manhã, além de souvenirs e peças de roupa estão dispostos a poucos centímetros dos vagões que cruzam o mercado.


A dança diária


Oito vezes ao dia, uma rápida e precisa coreografia se desenrola no mercado.

Ao primeiro sinal da aproximação do trem, os vendedores, em sua impressionante agilidade, recolhem mercadorias e desarmam suas barracas.


Assim que a locomotiva segue seu caminho, todo o mercado volta à vida em um piscar de olhos. Definitivamente, uma maneira de fazer compras diferente de tudo que você já viveu.

 

Damnoen Saduak: uma história ainda mais antiga


Os mercados flutuantes estão espalhados por toda a Tailândia. O mais famoso deles é justamente o Damnoen Saduak, que também se destaca por ser um dos mais antigos.

Com mais de 150 anos de existência, esse mercado abrange aproximadamente 200 canais. Localizado próximo ao Mercado do Trem de Maeklong, é comum que os visitantes explorem ambos em uma única visita.


Enquanto você navega em uma canoa pelos canais, encontrará vendedores oferecendo uma ampla gama de produtos, desde comidas até lembranças tradicionais. É possível fazer compras tanto nas barracas às margens dos canais quanto em barcos que navegam vendendo seus itens.


Nem só de barco se passeia por aqui


O mercado também pode ser explorado a pé ao longo das bordas, onde há diversas lojas e restaurantes. Você encontrará uma variedade de alimentos, como frutas, incluindo mangas e bananas, além de sorvetes, frutas exóticas e vegetais, que são trazidos principalmente de pomares locais em pequenos barcos a remo.


A vida como ela é


Além da infinidade de mercadorias, talvez o mais interessante seja conhecer esse modo tradicional de comércio e de vida do povo local.


Em meio às cores e sabores, sempre é possível encontrar pessoas que estão dispostas a conversar e compartilhar histórias e saberes sobre a vida em tempos mais antigos.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page