top of page

Gibraltar: a fortaleza britânica no Sul da Europa

Território ultramarino sob soberania britânica, Gibraltar é um pequeno pedaço do Reino Unido encravado no extremo sul da Península Ibérica. Cercado por mar e terra pela Espanha, esse enclave de apenas 6,8 km² tem uma riquíssima história.

 

Sua localização marca a junção do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico. Evidentemente, essa posição estratégica em uma rota marítima vital fez com que fenícios, romanos, visigodos e mouros disputassem e ocupassem a área ao longo do tempo, cada um deixando seu legado.


Vista do penhasco The Rock em Gibraltar, com o Mar Mediterrâneo ao fundo. Explore a rica história e beleza natural deste enclave britânico na Península Ibérica.

 

Séculos de disputas entre britânicos e espanhóis

Gibraltar tem sido centro de conflitos entre britânicos e espanhóis desde 1704, quando uma força anglo-holandesa ocupou a região.

 

Porém, em 1713, a região foi formalmente cedida ao Reino Unido como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola por meio de um tratado em que a Espanha cedia "… a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes (…) para sempre, sem qualquer exceção ou impedimento".

 

Ainda assim, ao longo dos séculos, a Espanha continuou tentando retomar a posse do território.

 

Toda essa insistência acabou gerando dois referendos, sendo que, em ambos, 99% dos votantes rejeitaram qualquer proposta de partilha de soberania entre o Reino Unido e Espanha.

 

As belezas naturais de Gibraltar

À parte da grande quantidade de fatos históricos e políticos envolvidos, Gibraltar encanta - e muito - por suas belezas naturais. Duas delas:

 

O Topo do Rochedo

O maior símbolo de Gibraltar é o imponente penhasco de calcário, conhecido como The Rock. Com 428 metros de altura, do alto dele é possível apreciar vistas panorâmicas espetaculares da Europa e da África em dias claros. O local pode ser alcançado por teleférico, proporcionando uma perspectiva ainda mais ampla do Estreito e arredores.

 

A Gruta de São Miguel

Outra atração imperdível é a Gruta de São Miguel, uma formação natural que serviu, inclusive, como hospital durante a 2° Guerra Mundial. Hoje, suas galerias e salões abrigam até mesmo um fascinante espaço para shows e eventos.

 

Núcleo histórico abriga diversas culturas

O centro histórico da cidade de Gibraltar também merece ser explorado. As vielas e edificações carregam heranças das diferentes culturas que por ali passaram por mais de 500 anos, como mouros, espanhóis e britânicos. Cada canto reserva influências surpreendentes dessas passagens históricas.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page