Koningsdag: a febre laranja que toma conta da Holanda
- Domundo Operadora
- há 4 dias
- 3 min de leitura

O Dia do Rei (Koningsdag) é um feriado nacional e um dos eventos mais vibrantes da Holanda. Todo dia 27 de abril, data do aniversário do monarca, o país inteiro se veste de laranja para celebrar o Rei Willem-Alexander com festas de rua, feirinhas, shows e, claro, muitos barcos coloridos pelos canais de Amsterdã. É um dia de clima festivo, onde locais e turistas se unem para aproveitar as celebrações, criando uma atmosfera única de alegria e união.
Origem do Koningsdag remonta ao século XIX, quando o primeiro Dia do Rei era, na verdade, um Dia da Princesa (Prinsessedag). Celebrado em 31 de agosto de 1885, a data marcava o quinto aniversário da então princesa Wilhelmina.
O evento foi criado por políticos liberais do governo de seu pai, William III, com o intuito de promover uma celebração patriótica e fortalecer a união e a reconciliação nacional. Diferente de seu pai, a jovem princesa era extremamente popular, o que ajudou a consolidar a tradição. Quando Wilhelmina assumiu o trono, o feriado passou a ser chamado de Dia da Rainha (Koninginnedag).
A tradição de celebrar o aniversário da monarca continuou com as descendentes de Wilhelmina: sua filha Juliana e sua neta Beatrix, ambas rainhas da Holanda. Com o tempo, a festa ganhou ainda mais popularidade, especialmente entre os jovens, que viam no feriado uma oportunidade de diversão e um dia extra de folga.
A data da celebração foi ajustada ao longo dos anos para coincidir com o aniversário da rainha reinante, até que, com a ascensão do atual rei Willem-Alexander, o feriado passou a ser chamado oficialmente de Dia do Rei. A data foi então fixada em 27 de abril, dia do aniversário do monarca.
Hoje, o Koningsdag é uma das celebrações mais grandiosas da Holanda, com festivais, shows, festas e eventos de grande escala, especialmente em Amsterdam. A cidade se transforma em um mar laranja, cor que representa a família real holandesa e se tornou símbolo da festa.

O fenômeno conhecido como oranjekoorts (febre laranja) ou oranjegekte (loucura laranja) toma conta do país: roupas, cabelos, comidas, bebidas e até decorações ganham tons vibrantes de laranja, criando um cenário de frenesi e alegria. A celebração atrai cerca de 1 milhão de visitantes para a cidade, que se somam à população local para viver essa experiência única.
Koningsdag e o vrijmarkt
Uma das tradições mais queridas do Dia do Rei é o vrijmarkt, ou “mercado livre”. Durante esse dia, cidadãos de todas as cidades vão às ruas para vender produtos novos ou usados, sem a necessidade de licenças ou pagamento de impostos.
É o único dia do ano em que essa prática é permitida, e o mercado se torna um verdadeiro tesouro para os celebrantes, que encontram de tudo um pouco: roupas, livros, antiguidades, artesanatos e muito mais.
O vrijmarkt é tão popular que mais da metade da população participa, seja vendendo ou comprando. Essa tradição complementa perfeitamente as celebrações do Koningsdag, adicionando um toque de descontração e comércio local ao clima já vibrante do feriado.

Conheça esse e outros destinos com a Domundo!
Transformamos viagens em experiências que conectam pessoas, lugares e culturas, com um jeito único de fazer turismo: artesanal, cuidadoso e comprometido em estar sempre no lugar certo, na hora certa.

