top of page

Museu da Acrópole: História e modernidade em um só lugar

Interior do Museu da Acrópole, com esculturas antigas em primeiro plano e achados arqueológicos emoldurados ao fundo.

Reunir, catalogar e exibir um gigantesco acervo do patrimônio grego está longe de ser uma tarefa fácil. Tanto é que, desde o século XIX, a Acrópole já teve diversas versões de seu museu, tanto dentro quanto fora das ruínas.


No início dos anos 2000, após diversos estudos, tentativas e editais, chegou-se ao projeto ideal, tanto do ponto de vista cultural quanto de impacto socioambiental.


Mas, além da construção do prédio, a façanha envolvia o transporte, acomodação e restauração de uma enorme coleção de itens milenares, muitos de imensas proporções, o que, obviamente, representou um grande desafio.


Finalmente, em 2009, foi inaugurado o Novo Museu da Acrópole. Com um design moderno e robusto que combina aço, vidro e cimento sobre uma superfície de 14.000 metros quadrados, as mais de 4.000 peças são exibidas ao público em uma estrutura inteligente que aproveita a maior parte da luz natural que entra por ali.


Iniciando a jornada

Logo na entrada, os visitantes são presenteados com uma visão direta das escavações arqueológicas que acontecem abaixo do museu. Esse processo pode também ser visto em muitos outros pontos em seu interior, em trechos onde o piso é transparente.


A motivação para este aspecto do projeto é que, ao longo de toda a passagem pelo museu, ficasse evidente a conexão entre passado e presente, mostrando o quanto ainda tem a se descobrir sobre a história humana.


As estrelas do Museu da Acrópole

A visitação surpreende a cada passo. A quantidade e variedade de itens impressiona e traz reflexões sobre a grandiosidade do patrimônio cultural, social e artístico da civilização grega.


Entre as peças mais notáveis estão as Cariátides, as famosas colunas em forma de mulher que suportavam o Erecteion, templo sagrado da Acrópole, onde eram realizados os cultos de várias divindades.


Uma das grandes atrações do Novo Museu da Acrópole é a Galeria do Partenon, localizada no último andar. Aqui, as esculturas são dispostas da mesma maneira que estavam no Partenon, permitindo aos visitantes uma visão panorâmica tanto das obras quanto da própria Acrópole, visível através das enormes janelas de vidro.


Essa galeria é um dos pontos altos da visita, oferecendo uma conexão visual e histórica direta com o monumento original.


Extensa linha do tempo

Vale lembrar que o Novo Museu da Acrópole não se restringe apenas à Idade de Ouro de Atenas. Há uma enorme gama de artefatos e objetos de arte que abrangem milênios, desde os tempos Pré-históricos até a Antiguidade tardia.


Com este amplo recorte, é possível ter mais clareza acerca da presença humana, sua organização e hábitos na Acrópole e nas regiões circundantes.


Visitar e apaixonar-se

Com sua combinação de arquitetura contemporânea e relíquias históricas, o museu oferece uma imersão inesquecível que encanta e educa visitantes de todas as idades. Não esqueça de registrar tudo o que puder e, claro, deixe-se envolver pela beleza e história que este incrível museu tem a oferecer.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page