top of page

Nuraghi da Sardenha: enigmas de uma civilização Pré-histórica

Vista de um Nuraghi na Sardenha, com suas estruturas de pedra maciça em forma de cone truncado, sob um céu azul.

Além das incontáveis belezas naturais, Sardenha abriga um dos mais fascinantes mistérios do passado – os Nuraghi.

 

Com uma idade estimada em 3.500 anos, os Nuraghi constituem um capítulo fascinante e ainda envolto em mistérios da civilização pré-histórica que um dia habitou a região. Seu real propósito e enigmas arquitetônicos instigam, há muito tempo, a curiosidade de arqueólogos e viajantes de todas as partes do mundo.

 

A arquitetura enigmática dos Nuraghi

 

Os Nuraghi são estruturas de pedra maciça, construídas em forma de cone de topo achatado (cone truncado). Seus complexos contam com diversos corredores e câmaras internas. Sua arquitetura é tão singular quanto intrigante, desafiando os conceitos modernos de engenharia, especialmente quando se pensa na época em que foram erguidos. Alguns chegam a ter mais de 20 metros de altura, com paredes de até 6 metros de espessura.

 

Teorias e Mistérios

 

Apesar de décadas de estudos, os propósitos exatos dessas fortalezas continuam sendo uma incógnita. Algumas teorias sugerem que eram torres de vigia, centros cerimoniais ou até mesmo palácios de nobres. O que se sabe é que foram construídos pela antiga civilização nurágica, que habitou a Sardenha entre 1.800 a.C. e 238 a.C.

 

Patrimônio da Humanidade

 

A importância histórica e arqueológica dos Nuraghi é tão grandiosa que a UNESCO os declarou Patrimônio Mundial da Humanidade em 1997. Este reconhecimento abrange quatro complexos nuraghi espalhados pela ilha da Sardenha – Su Nuraxi di Barumini, Nuraghe Losa, Nuradhe Antigori e Nuraghi de Genna Maria.

 

Su Nuraxi de Barumini – que faz parte de nosso roteiro – é o mais impressionante e mais bem preservado deles. Erguido por volta de 1500 a.C, é formado por uma torre central de 18 metros de altura, circundada por outras torres menores e um elaborado sistema de muralhas e construções anexas. Sua arquitetura elaborada e escala monumental evidenciam as habilidades de construção da civilização nurágica.

 

A classificação da UNESCO como Patrimônio Mundial garante a preservação e estudo contínuo desses tesouros arqueológicos. Ao visitar esses sítios nuraghi, você não apenas terá a oportunidade de se maravilhar com uma arquitetura milenar, mas também sentirá na pele a conexão com as civilizações antigas que um dia habitaram essas terras repletas de mistérios.

 

Paisagens Deslumbrantes

 

Além dos Nuraghi em si, a exploração dessas áreas oferece vistas panorâmicas deslumbrantes das paisagens naturais da Sardenha. Vastas colinas verdejantes e campos ondulantes formam cenários bucólicos, complementando perfeitamente essas impressionantes relíquias do passado.

 

Seja você amante de história, arqueologia ou simplesmente uma pessoa curiosa sobre os mistérios do mundo antigo, a visita aos Nuraghi da Sardenha vai ficar gravada em sua memória.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page