O destino croata que transforma o pôr do sol em espetáculo
- Domundo Operadora
- há 3 horas
- 2 min de leitura

No mapa da Croácia, Zadar pode parecer discreta diante de destinos mais badalados, mas a cidade surpreende quem chega com o olhar atento. Com origem que remonta ao Império Romano, a antiga capital da Dalmácia guarda resquícios de mais de dois mil anos de história – e sabe como poucos misturar esse passado com um presente criativo.
O mar como instrumento musical
Do calçadão à beira-mar, o som que ecoa não é de um músico de rua ou de caixas de som. É o próprio mar que toca. Por meio de tubos sob degraus de pedra, o Órgão do Mar transforma as ondas em acordes aleatórios e contínuos.
Ao lado, outra criação do arquiteto Nikola Bašić amplia o impacto: a instalação Saudação ao Sol capta energia solar durante o dia e à noite devolve luzes coloridas em um jogo visual hipnótico. Ambos são pontos de encontro, de contemplação e um lembrete de que Zadar não vive apenas de sua história.
Do fórum romano aos bares
A poucos passos do mar, o centro histórico de Zadar preserva a planta original da cidade romana, com ruínas integradas ao cotidiano moderno. O Fórum ainda está lá, delimitado por colunas e blocos de pedra onde agora se apoiam turistas e moradores. A igreja de São Donato, símbolo da cidade, impressiona com sua arquitetura circular. E, no fim do dia, a Riva se enche de gente para acompanhar um pôr do sol dos mais celebrados da Croácia.
Hitchcock também aprovou
O cineasta e mestre do suspense Alfred Hitchcock passou alguns dias em Zadar em 1964. De sua varanda no Hotel Zagreb, reza a lenda que afirmou ter assistido ali ao pôr do sol mais impressionante de sua vida. A frase caiu no gosto popular e até hoje é usada como selo não oficial da cidade.

Conheça esse e outros destinos com a Domundo!
Transformamos viagens em experiências que conectam pessoas, lugares e culturas, com um jeito único de fazer turismo: artesanal, cuidadoso e comprometido em estar sempre no lugar certo, na hora certa.
