top of page

O destino croata que transforma o pôr do sol em espetáculo

Vista aérea panorâmica de Zadar ao pôr do sol. A cidade antiga estende-se por uma península estreita cercada pelas águas calmas do Mar Adriático, que refletem os tons alaranjados e rosados do céu. À esquerda, o sol poente brilha intensamente sobre o horizonte, iluminando um barco que navega próximo à costa. Na ponta da península, destaca-se o monumento circular azul "Saudação ao Sol" e a área do Órgão do Mar. A arquitetura da cidade é uma mistura de edifícios históricos com telhados de terracota e estruturas modernas, com árvores verdes pontuando a paisagem urbana.

No mapa da Croácia, Zadar pode parecer discreta diante de destinos mais badalados, mas a cidade surpreende quem chega com o olhar atento. Com origem que remonta ao Império Romano, a antiga capital da Dalmácia guarda resquícios de mais de dois mil anos de história – e sabe como poucos misturar esse passado com um presente criativo.

 

O mar como instrumento musical

Do calçadão à beira-mar, o som que ecoa não é de um músico de rua ou de caixas de som. É o próprio mar que toca. Por meio de tubos sob degraus de pedra, o Órgão do Mar transforma as ondas em acordes aleatórios e contínuos.


Ao lado, outra criação do arquiteto Nikola Bašić amplia o impacto: a instalação Saudação ao Sol capta energia solar durante o dia e à noite devolve luzes coloridas em um jogo visual hipnótico. Ambos são pontos de encontro, de contemplação e um lembrete de que Zadar não vive apenas de sua história.

 

Do fórum romano aos bares

A poucos passos do mar, o centro histórico de Zadar preserva a planta original da cidade romana, com ruínas integradas ao cotidiano moderno. O Fórum ainda está lá, delimitado por colunas e blocos de pedra onde agora se apoiam turistas e moradores. A igreja de São Donato, símbolo da cidade, impressiona com sua arquitetura circular. E, no fim do dia, a Riva se enche de gente para acompanhar um pôr do sol dos mais celebrados da Croácia.

 

Hitchcock também aprovou

O cineasta e mestre do suspense Alfred Hitchcock passou alguns dias em Zadar em 1964. De sua varanda no Hotel Zagreb, reza a lenda que afirmou ter assistido ali ao pôr do sol mais impressionante de sua vida. A frase caiu no gosto popular e até hoje é usada como selo não oficial da cidade.

 

Vista do antigo Fórum Romano em Zadar sob um céu azul com nuvens brancas esparsas. Em primeiro plano, fragmentos de colunas de pedra esculpida e blocos arquitetônicos antigos estão espalhados por uma área gramada. À esquerda, destaca-se a Igreja de São Donato, uma estrutura circular pré-românica em pedra clara. Ao fundo, eleva-se a torre sineira branca da Catedral de Santa Anastácia e outras igrejas históricas. Árvores verdes em forma de cúpula e edifícios modernos coloridos ladeiam a praça, criando um contraste entre o antigo e o novo.

Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Transformamos viagens em experiências que conectam pessoas, lugares e culturas, com um jeito único de fazer turismo: artesanal, cuidadoso e comprometido em estar sempre no lugar certo, na hora certa.


Baixe o PDF dos melhores Tours Domundo

Contatos

+ 55 21 3170 1010 | + 55 21 99663 2597

contato@domundo.com

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 769, sala 1201. Copacabana - CEP 22.050-002 - Rio de Janeiro/RJ - Brasil​

  • Whatsapp
  • Instagram
  • facebook-app-symbol

DOMUNDO OPERADORA. Ministério do Turismo – Cadastur 19.083413.10.0001-6
CNPJ 26.517.239/0001-27 DOMUNDO não comercializa os produtos em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.).
© Copyright 2023 DOMUNDO VIAGENS E TURISMO EIRELI
Todos os direitos reservados.

site abav logo.png
braztoa_logo_azul.png
site cadastur logo.png
bottom of page