top of page

O grandioso Parlamento da Romênia

Parlamento Romeno em Bucareste com suas grandiosas colunas e janelas imponentes.

Sobressaindo-se imponente no horizonte de Bucareste, o majestoso Parlamento Romeno domina a paisagem com suas milhares de janelas e colunas grandiosas.


As proporções colossais do prédio desafiam a compreensão desta construção tão ambiciosa quanto controversa. Este é o palacete que abriga o centro político da Romênia, uma edificação iniciada no século XIX que carrega toda a complexidade da história do país entre suas paredes majestosas.


Originalmente projetado para ser a nova sede política e administrativa, o prédio foi ganhando proporções maiores à medida que mais e mais espaços eram incorporados ao projeto.


Ao final, o objetivo era que o palácio abrigasse todo o aparato governamental – incluindo a residência presidencial –, refletindo o poder do regime comunista romeno. Nenhum gasto foi poupado durante os quase 65 anos entre o projeto no papel até sua conclusão, em uma obra que custou, aproximadamente, 2 bilhões de dólares.


Parlamento da Romênia: luxo, opulência e exaltação de recursos

Desde materiais nobres até opulentas decorações, tudo no majestoso edifício foi produzido a partir de matérias primas romenas, incluindo um milhão de metros cúbicos de mármore, 3.500 toneladas de cristal, 700.000 toneladas de aço e bronze e 900.000 m³ de madeira.

 

Não menos importante, os suntuosos tapetes, cortinas e estofados, muitos bordados com fios de prata e ouro, conferem um toque palaciano ao local, juntamente às mais de 500 mil lâmpadas e lustres para iluminar os 365 mil metros quadrados de área do palácio.


Destruição para construir

Uma curiosidade sobre o Parlamento da Romênia é que todo o terreno onde ele foi construído era originalmente uma área residencial da capital. Para abrir espaço à megalomaníaca sede governamental, o regime da época simplesmente demoliu quarteirões inteiros, desalojando milhares de moradores de mais de 30 mil residências e derrubando igrejas cristãs, ortodoxas e sinagogas centenárias.


Um prédio grande demais

Em 1989, após a Revolução Romena que derrubou o regime comunista, viu-se que o Parlamento era, na verdade, superdimensionado para as reais necessidades administrativas do novo governo democrático do país.

Nesse momento, o mundo pôde ter a real dimensão de todo o luxo que havia por trás da fachada branca.

 

Mesmo assim, com seus impressionantes 270 metros de comprimento, 240 de largura, 12 andares, 1.100 salas e 5 mil funcionários, o prédio continua sendo um dos grandes símbolos de Bucareste.


Utilização nos dias atuais e turismo

O prédio funciona atualmente para fins administrativos e legislativos, e é também utilizado para eventos oficiais, conferências, exposições e outras atividades relacionadas ao governo.

Excursões guiadas – como essa da qual você participará – permitem aos turistas testemunhar a grandiosidade e talento de arquitetos, artesãos e milhares de artistas por trás da controversa história do palácio.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page