top of page

O ouro líquido das rosas damascenas

Campo de Rosa Damascena na Bulgária, com trabalhadores colhendo as flores.

Entre os verdejantes vales de Kazanlak, na Bulgária, desabrocha a flor da qual se extrai um dos mais refinados e valorizados óleos essenciais do mundo.

 

Todos os anos, no mês de maio, as rosas damascenas, em seu característico rosa vivo, é cuidadosamente colhida e levada às destilarias locais, onde um processo artesanal irá convertê-la no precioso extrato.

 

Acompanhar os produtores búlgaros neste ritual centenário, que transforma toneladas de botões de rosa no “ouro líquido” mais cobiçado dos perfumes, é uma incrível experiência cultural e sensorial.

 

Espetáculo anual

A Rosa Damascena – também conhecida como Rosa Búlgara ou Rosa Chá – é oriunda do Oriente Médio e cultivada na Bulgária há séculos, florescendo apenas uma vez por ano.

 

Não se sabe exatamente como essa flor chegou até a Bulgária, mas, definitivamente, aqui ela fez morada e ganhou fama. Além da inquestionável beleza, a espécie exala um aroma floral, doce e frutado.

 

A colheita é feita manualmente antes do nascer do sol, quando as rosas ainda estão banhadas de orvalho.

 

A alquimia das rosas damascenas

Após a colheita, as pétalas são rapidamente levadas para as destilarias da região. Lá são depositadas em caldeiras e aquecidas por vapor, extraindo-se, assim, as gotículas do precioso óleo, que são recolhidas em frascos.

 

Vale ressaltar que este fascinante processo se mantém o mesmo há séculos, preservando a tradição e a qualidade do produto final.

 

São necessárias impressionantes 3,5 toneladas de pétalas para produzir apenas 1 kg deste óleo essencial raro, ao preço de até 7.000 dólares.

 

Usos e propriedades

Ao contrário do que se imagina, não é o aroma único que torna o óleo de Rosa Damascena tão especial e cobiçado, mas sim, sua capacidade de aglutinar componentes naturais e artificiais de maneira sem igual, o que é extremamente valioso na produção de perfumes, especialmente no que diz respeito à fixação do cheiro.

 

O composto também possui propriedades calmantes, antienvelhecimento e hidratantes. Uma essência nobre e sofisticada com diversas aplicações no mundo dos cosméticos.

 

Além do óleo, a Rosa Damascena é utilizada na culinária, seja como aromatizante ou tempero, além de servir como ingrediente para chás.

 

Vivenciar a centenária arte da destilação das rosas que são o símbolo da Bulgária é uma oportunidade de apreciar uma tradição ainda preservada e uma das matérias-primas mais preciosas do universo da perfumaria. Uma experiência sensorial e artesanal, com cuidado em cada detalhe, que ficará marcada na memória.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.




2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page