top of page

Semana de Vinhos de Yerevan: a tradição vinícola da Armênia

Três pesoas brindando com três taças de vinho nas mãos.

Em 2011, a história do vinho passou por uma bela reviravolta. Até então, a vinícola mais antiga do mundo já descoberta tinha 3.600 anos e ficava em Israel. Tudo mudou quando um achado arqueológico surpreendente revelou ao mundo que uma unidade completa de produção de vinho, com cerca de 6.100 anos, fora localizada na Armênia.

 

Nas escavações realizadas na região, foram encontradas diversas peças e estruturas de valor extraordinário para o mundo do vinho, como grandes tanques, prensas rudimentares, adega e ânforas. Além disso, também foi possível identificar sementes de uva, galhos de vinhas e restos de uvas pisadas: evidências que fornecem uma prova científica da produção de vinho em larga escala neste local, usado tanto para rituais sagrados quanto para comércio.

 

Ainda que a Armênia já fosse um nome de peso no mundo dos vinhos, essa descoberta aumentou ainda mais o fascínio e desejo sobre os rótulos locais.

 

Cenário perfeito

 

Com sua geografia diversificada de vales, planaltos e montanhas, além de solo vulcânico rico em minerais, a Armênia oferece condições ideais para o cultivo de uvas e produção de vinhos de alta qualidade.

 

As castas nativas, como Areni Noir, produzem vinhos de corpo médio e bom equilíbrio.

 

Mas, chega de história, e vamos ao que interessa: degustar!

 

Afinal, toda essa ancestralidade e qualidade merecem ser celebradas, certo?

 

Festival de Vinhos de Yerevan

 

Durante nossa estada na Armênia, teremos o privilégio de participar do Festival de Vinhos de Yerevan, que acontece todo ano em outubro.

 

O evento foi criado em 2009, e rapidamente se consolidou como a principal vitrine da vinicultura armênia, atraindo enófilos do mundo inteiro.

 

Durante uma semana, diversas atividades são realizadas em Yerevan, como provas de vinhos, encontros com enólogos, workshops, exposições, shows e muito mais! Os visitantes poderão provar e comprar vinhos de dezenas de vinícolas, conhecendo rótulos já consagrados, novidades e variedades locais.

 

Além dos vinhos, também são apresentadas delícias da culinária típica para harmonizar com os rótulos. Mais uma experiência como só a Domundo sabe oferecer.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page