KOSOVO,
ALBÂNIA
& MACEDÔNIA DO NORTE
Saída
01.05
.
2026
Retorno
.
19.05
2026
Destaques
Um roteiro inédito, cuidadosamente elaborado, com programação completa pelas principais atrações de uma ainda pouco conhecida Região dos Bálcãs com acompanhamento de guia brasileiro.
Na surpreendente Albânia, duas noites na histórica Berat, a Cidade de Mil Janelas, e duas noites em Gjirokaster, a Cidade de Pedra, ambas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pela peculiar arquitetura otomana.
A capital Tirana, a histórica Kruja e passeio de barco pelo idílico Lago Koma. E mais: percurso panorâmico pela Riviera Albanesa, pernoite em Sarandë e visitas ao Sitio Arqueológico de Butrint e ao indizível Syri i Kaltër, o Olho Azul.
No Kosovo, visitas à capital Pristina, Monastério de Visoki Dečani e duas noites na charmosa Prizren, a cidade favorita dos visitantes.
As principais atrações da Macedônia do Norte destacando a surpreendente capital Skopje e Tetovo, com visita à belíssima Mesquita Sharena Dzamija – a Mesquita Colorida. Duas noites em Ohrid, Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, com visitas ao Monastério de Saint Naum e, na Baía dos Ossos, Museu na Água, reconstrução de um vilarejo da Era do Bronze.






Day by day
Dia 1 – Sexta-feira – 1 de maio de 2026
BRASIL
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos/SP para embarque em voo com conexão com destino a Skopje.
Dia 2 – Sábado – 2 de maio de 2026
SKOPJE
Chegada a Skopje, traslado e hospedagem no Hotel Bushi Resort & Spa (ou similar).
Dia 3 – Domingo – 3 de maio de 2026
SKOPJE
Café da manhã no hotel e, em seguida, caminhada guiada por Skopje, principal centro cultural, acadêmico e econômico do país. Veremos a Cidade Velha, Praça da Macedônia, Ponte de Pedra, Muralhas da Fortaleza de Kale e a Casa Memorial de Madre Teresa, que nasceu nesta cidade. Restante do dia livre para explorar esta fascinante capital, onde tradição e modernidade se misturam de forma surpreendente.
Dia 4 – Segunda-feira – 4 de maio de 2026
SKOPJE – PRISTINA – MONASTÉRIO DE VISOKI DEČANI – PRIZREN
Café da manhã no hotel. Saída em direção a Pristina, a capital e maior cidade da jovem República do Kosovo. Em visita guiada, passagem pela primeira catedral consagrada à Madre Teresa de Calcutá em todo o mundo. A santa albanesa, canonizada em 2016, também dá nome ao principal boulevard no centro da cidade. No itinerário ainda estão os Monumentos New Born – símbolo desta nova nação –, a Torre do Relógio e a Mesquita Çarshia, o prédio mais antigo da cidade. Continuação até o magnífico Monastério de Visoki Dečani. Considerado umas das 7 Maravilhas da Construção Sérvia, o prédio é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em seu interior a mais importante coleção de Arte Medieval Sérvia. Magnífico! Ao final do dia, chegada a Prizren, a cidade favorita dos visitantes. Hospedagem no Hotel Kacinari (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 5 – Terça-feira – 5 de maio de 2026
PRIZREN
Pela manhã, caminhada guiada com oportunidade para absorver a atmosfera da Capital Cultural do Kosovo, desfrutar das charmosas ruelas com calçamento de pedra, passear de trenzinho pelo centro histórico, provar as delícias da cozinha kosovar em charmosos restaurantes ou, em caminhada de 30 minutos, subir até a Fortaleza Medieval que é marco da fundação da cidade. A bela vista panorâmica é a recompensa pelo esforço.
Dia 6 – Quarta-feira – 6 de maio de 2026
PRIZREN – FIERZA – LAGO KOMAN – KRUJA
De manhã bem cedo, saída rumo à fronteira com a Albânia. Chegada a Fierza para embarque em passeio de barco até o Lago Koman, reservatório formado na ocasião da construção da Usina Hidrelétrica Koman, em 1986. A navegação descortina paisagens absolutamente deslumbrantes e é descrita por publicações especializadas como das mais espetaculares em todo o mundo, cenário comparável aos fiordes noruegueses. Desembarque e percurso até Kruja. Hospedagem no Panorama Hotel (ou similar). JANTAR INCLUÍDO.
Dia 7 – Quinta-feira – 7 de maio de 2026
KRUJA – TIRANA
Café da manhã no hotel. No século XV, a histórica Kruja foi um feroz bastião de resistência aos otomanos. Visitas ao Museu dedicado ao grande herói nacional, Skanderbeg, e ao interessante Museu Etnográfico, que ocupa uma residência do século XIX. Na sequência, tempo livre para explorar o antigo bazar, oportunidade para comprar artigos têxteis, instrumentos musicais e artesanato em geral. Depois do almoço, curta viagem até Tirana e hospedagem no Hotel SKY (ou similar).
Dia 8 – Sexta-feira – 8 de maio de 2026
TIRANA
Pela manhã, passeio guiado pela capital, passando pela Praça Scanderbeg, Palácio da Cultura, Torre do Relógio e o Museu Nacional de História – cuja fachada ostenta um belíssimo mosaico. Na sequência, visita ao interessante BunkArt2, com exposição que apresenta a vida – e as perseguições políticas – na época da República Socialista Popular da Albânia. O espaço é particularmente interessante porque, em 1983, a Albânia tinha, oficialmente, 173.371 (!!!) bunkers de concreto espalhados por todo o país. Construídos pelo Governo na expectativa de uma guerra que nunca chegou, foram abandonados após a queda do comunismo. Alguns, hoje em dia, são utilizados como cafés, armazéns, abrigos para animais ou, como neste caso, museus. Restante do dia livre. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 9 – Sábado – 9 de maio de 2026
TIRANA – DURRËS – BERAT
Saída com destino a Durrës, principal porto marítimo do país e cidade mais antiga da Albânia. Também conhecida como a cidade eterna sobre o Mar Adriático, tem quase 3.000 anos de história. Sua atração turística mais notável é o anfiteatro romano do Imperador Adriano, com 15.000 lugares, o segundo maior dos Bálcãs. Na sequência, viagem até Berat. O centro histórico da “cidade de mil janelas” está listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – e está também no coração da maioria dos visitantes que se encantam com a coleção de casas brancas otomanas subindo a colina até o imponente castelo. Hospedagem no Hotel Colombo (ou similar). JANTAR INCLUÍDO.
Dia 10 – Domingo – 10 de maio de 2026
BERAT
Café da manhã no hotel. Grande centro turístico nacional, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Berat tem uma magia toda especial, charme descontraído e atmosfera amigável. A cidade reúne uma maravilhosa combinação de culturas, costumes e tradições orientais e ocidentais. Passeio guiado por este verdadeiro tesouro da história, testemunho da tradição de harmonia religiosa do país. Caminhar pelo histórico bairro de Kala – a Cidadela –, endereço do Museu Onufri, é como embarcar em uma viagem no tempo. Restante do dia livre para explorar as pitorescas ruas da cidade antiga e passear pelo Bulevardi Republika.
Dia 11 – Segunda-feira – 11 de maio de 2026
BERAT – RIVIERA ALBANESA – SARANDE
Dia inteiramente dedicado ao percurso panorâmico pela Riviera Albanesa. A cor da água e o recortado litoral rochoso são as grandes atrações neste trecho do Mediterrâneo, onde o Mar Jônico encontra o Mar Adriático. Passagem por Himarë, habitada por uma comunidade étnica grega, e pelo Castelo de Porto Palermo, cercado por bonitas praias que formam uma ilha conectada ao continente por estreita faixa de terra. Seguindo viagem, Borsh é uma das praias mais idílicas da Albânia, e também possui sua fortaleza histórica. Chegada a Sarandë, o principal destino praiano do país. Hospedagem no Hotel Oasis (ou similar), próximo ao efervescente calçadão litorâneo.
Dia 12 – Terça-feira – 12 de maio de 2026
SARANDE – BUTRINT – GJIROKASTER
O dia começa com visita ao Sitio Arqueológico de Butrint, o mais importante em todo o país. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, habitado desde os tempos pré-históricos, foi colônia grega, cidade romana, conheceu grande prosperidade em seu período bizantino e foi brevemente ocupada pelos venezianos antes de, no final da Idade Média, ser abandonada. Com incrível variedade de ruínas remanescentes de cada um destes períodos – destacando-se muralhas, Anfiteatro, Basílica, Batistério... – tem valor inestimável. Na sequência, curto percurso rodoviário até o Olho Azul – em albanês, Syri i Kaltër -, fonte de água de coloração claríssima que aflora de dezenas de metros de profundidade. Chegada à histórica Gjirokaster. Hospedagem no Hotel Kalemi 2 (ou similar).
Dia 13 – Quarta-feira – 13 de maio de 2026
GIROKASTER
Girokaster é a terra natal do Ditador Comunista Enver Hoxha e de Ismail Kadare, um dos maiores escritores e intelectuais europeus do século XX, e uma voz universal contra o totalitarismo. Caminhada pelas históricas ladeiras de pedra, oportunidade de admirar centenas de casas em estilo otomano que tornaram a cidade, coroada por um Castelo protegido por imponentes muralhas, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Desde os pátios do castelo abrem-se belas vistas panorâmicas sobre todo o Vale de Drina. Belíssimo! Restante da tarde livre para os amantes das compras se deliciarem explorando o Bazar e as diversas lojinhas de artesanato local. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 14 – Quinta-feira – 14 de maio de 2026
GJIROKASTER – KORÇË
Café da manhã no hotel. Saída com destino a Korçë, situada próxima às fronteiras com Macedônia do Norte e Grécia. Na pitoresca cidade, destaca-se a Catedral da Ressurreição. Construída em 1992 sobre as fundações de uma antiga igreja ortodoxa destruída durante a era comunista, é atualmente a maior e mais importante no país. Visita à Birra Korça, a cervejaria albanesa mais famosa, e uma das mais importantes da Península Balcânica. Uma sugestão para o fim de tarde é embarcar em passeio no trenzinho que percorre as principais atrações do centro histórico, como o antigo bazar e o calçadão de pedestres. Hospedagem no Hotel Park Plaza (ou similar).
Dia 15 – Sexta-feira – 15 de maio de 2026
KORÇË – MONASTÉRIO DE SÃO NAUM – MUSEU NA ÁGUA – OHRID
Saída rumo ao Lago Ohrid, na Macedônia do Norte. Visita ao Monastério de Saint Naum, recanto de paz que é cartão-postal da região, e visita à Igreja de São Naum, construída no século XVII. Continuação até a Baía dos Ossos para viajar no tempo em uma visita ao Museu na Água, interessante reconstrução de um vilarejo da Era do Bronze erguido sobre as águas do lago. Prosseguimento até a encantadora Ohrid, dos mais antigos assentamentos humanos na Europa. Rica em casas pitorescas e monumentos é, junto com o Lago Ohrid – refúgio para inúmeras espécies endêmicas da fauna e flora de água doce –, Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Hospedagem no Hotel Unique & Spa (ou similar).
Dia 16 – Sábado – 16 de maio de 2026
OHRID
Pela manhã, visita guiada por Ohrid, o principal destino turístico da Macedônia e conhecida como a “Jerusalém dos Bálcãs”, devido às suas 365 igrejas – uma para cada dia do ano. Entre os edifícios históricos mais importantes se encontram o Antigo Teatro Grego e a Igreja de Santa Sofia. Tempo livre para embarcar em um passeio de barco pelo lago, visitar a bela Igreja de St. Bogorodica Perivlepta, conhecer a Igreja de São João em Kaneo – lindamente emoldurada pelas águas do lago – ou subir até a imponente Fortaleza de Samuel, que guarda vestígios do período em que a cidade foi sede do Império Búlgaro, entre 990 e 1015. Um passeio pela passarela que margeia o lago, com direito a um mergulho ou simplesmente contemplar a paisagem desde um dos inúmeros restaurantes, é programa obrigatório. JANTAR INCLUÍDO.
Dia 17 – Domingo – 17 de maio de 2026
ORHID – TETOVO – SKOPJE
Café da manhã no hotel. Saída rumo a Tetovo, cidade localizada no noroeste da Macedônia do Norte, nas encostas das Montanhas Šar. Chegada e visita à belíssima Mesquita Sharena Dzamija, mais conhecida como a Mesquita Colorida. Os numerosos ornamentos pintados com cores vivas e as técnicas utilizadas são raras – um trabalho extraordinário da arquitetura islâmica. Continuação até Skopje. Hospedagem no Hotel Double Tree by Hilton (ou similar).
Dia 18 – Segunda-feira – 18 de maio de 2026
SKOPJE
Traslado ao Aeroporto de Skopje para embarque em voo (com conexão) para o Brasil.