CÁUCASO MARAVILHOSO
AZERBAIJÃO, GEÓRGIA & ARMÊNIA COM ISTAMBUL
Saída
26.05
.
2026
Retorno
.
12.06
2026
Destaques
Um roteiro cuidadosamente elaborado, desvendando as belas paisagens e os ricos sabores do Cáucaso. Programação completíssima, acompanhamento de guia brasileiro, 14 refeições incluídas e hotelaria cuidadosamente selecionada. Compare e comprove!
No Azerbaijão, a Terra do Fogo, 3 noites na surpreendente capital Baku, que reúne arquitetura ultramoderna e uma cidade fortificada antiga, Ichari Shahar, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visitas ao Templo dos Devotos do Fogo, Museu dos Tapetes, à impressionante Montanha em Chamas e ao moderníssimo Centro Cultural Heydar Aliyev.
Na Geórgia, hospedagem na capital Tbilisi, em Batumi – destacando o icônico monumento a Ali & Nino – e em Kutaisi. Passeio em barco a remo pelo Canyon de Martvili e visitas a Gori, cidade natal de Stalin, Uplistsikhe, a Fortaleza de Deus, esculpida em rocha calcária, Mtskheta e a panorâmica Estrada Militar Georgiana. E mais: uma saborosa imersão na excepcional culinária georgiana.
A capital armena, Yerevan, durante o festival Wine Days. Visitas ao impressionante Complexo da Cascata, Matenadaran – o museu de manuscritos antigos –, Museu do Genocídio e fábrica da lendária bebida nacional Ararat. E mais: Lago Sevan, Khor Virap, emoldurada pelo majestoso Monte Ararat, Templo de Garni, descida do desfiladeiro em carros 4x4 até a Sinfonia das Pedras, Mosteiro de Geghard, Dilijan, e degustação de queijos artesanais e vinhos.
2 noites em Istambul com passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, que une Europa e Ásia.






Day by day
Dia 1 – Terça-feira – 26 de maio de 2026
SÃO PAULO – ISTAMBUL
Apresentação no Aeroporto de São Paulo para embarque em voo com conexão com destino ao Azerbaijão, nação cujo nome, segundo alguns pesquisadores, significa Terra do Fogo.
Dia 2 – Quarta-feira – 27 de maio de 2026
BAKU
Chegada ao Aeroporto Internacional Heydar Aliyev, em Baku, e traslado ao Intercontinental Hotel (ou similar). A capital do Azerbaijão é a maior cidade do mundo abaixo do nível do mar, e a mistura de arquitetura antiga e ultramoderna em suas ruas cria uma atmosfera surpreendente.
Dia 3 – Quinta-feira – 28 de maio de 2026
BAKU
Após o café da manhã, saída para ver de perto o mais impressionante cartão-postal de Baku, as Flame Towers, três torres em forma de chama que simbolizam a “Terra do Fogo”. Na sequência, passagem pelo Caminho dos Mártires, importante memorial, situado no alto de uma colina, de onde se abrem vistas incríveis para a capital e o Mar Cáspio. No local, uma Chama Eterna e lápides em mármore negro homenageiam aqueles que perderam a vida na luta pela independência do país. Continuação até a Mesquita de Bibi-Heybat, construída no século XIII, destruída em 1936 pelos bolcheviques e reconstruída em 1990. Entrada no Museu dos Tapetes, instalado em curioso edifício em forma de tapete enrolado que apresenta a arte da tapeçaria do Azerbaijão, além de joias, roupas tradicionais e artesanato local. Ainda hoje, caminhada pela fascinante Fortaleza Medieval de Ichari Shahar, a cidade antiga – com suas muralhas, becos estreitos, passagens sinuosas, antigas mesquitas, casas de banho e mercados. Destaque para a Torre da Solteira, cenário de uma famosa história de amor e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Jantar de boas-vindas em restaurante tradicional azerbaijano. ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.
Dia 4 – Sexta-feira – 29 de maio de 2026
BAKU – PENÍNSULA DE ABSHERON – ATESHGAH – BAKU
Pela manhã, saída com destino à Península de Absheron para visita à Yanar Dagh, ou “Montanha em Chamas”, onde a liberação de gases faz com que a terra pareça queimar ininterruptamente há séculos. Continuação até um dos poucos templos zoroastristas que restam no mundo: Ateshgah, o Templo dos Devotos do Fogo, complexo cujas raízes históricas remontam ao tempo da formação do Estado do Azerbaijão. Na sequência, oportunidade para acompanhar a preparação do Gutap, prato típico que é o cardápio de nosso almoço. A tarde continua com a visita ao inconfundível Centro Cultural Heydar Aliyev, projetado pela renomada arquiteta Zaha Hadid. Com suas formas fluidas e curvas marcantes, o edifício é um dos maiores ícones arquitetônicos da Baku contemporânea. O dia termina no colorido Yashil Bazar, mercado repleto de cores, aromas e sabores, onde é possível encontrar frutas secas, verduras, especiarias aromáticas e muito mais. No local, a oportunidade única de experimentar o refinado Caviar de Beluga, produto local que é símbolo da sofisticação em todo o mundo. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 5 – Sábado – 30 de maio de 2026
BAKU – BATUMI
Traslado ao Aeroporto de Baku para embarque em voo com destino a Batumi, às margens do Mar Negro. A capital da região de Ajária, abraçada por suave clima tropical e colorida pelos variados tons de verde de sua exótica flora, é um destino muito popular durante o verão. Apelidada de Las Vegas da Georgia por seus prédios de arquitetura surpreendente e seus cassinos, é referida em fontes históricas como o Canyon de Ajária ou País de Ajária. Hospedagem no Radisson Blu Hotel Batumi (ou similar).
Dia 6 – Domingo – 31 de maio de 2026
BATUMI
Visita de Batumi, passando pela Torre do Alfabeto até chegar ao Monumento de Nino e Ali, icônico cartão postal da cidade e do país. A obra, composta por duas esculturas cinéticas de 8 metros de altura, representa um jovem muçulmano do Azerbaijão e uma princesa cristã georgiana, personagens do mais famoso romance do escritor Kurban Said. Em um movimento lento, se aproximam a ponto de se atravessarem, em uma espécie de dança que fica para sempre guardada na memória! A caminhada guiada passa também pelo centro histórico, endereço da Praça do Teatro, com o Teatro Dramático de Batumi e Fonte de Netuno, e Praça da Europa, que abriga o Relógio Astronômico e a Estátua de Medeia. Almoço em restaurante local. Restante do livre. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 7 – Segunda-feira – 1 de junho de 2026
BATUMI – CANYON DE MARTVILI – KUTAISI
Após o café da manhã, partida com destino à Reserva Natural do Canyon de Martvili. Caso as condições climáticas permitam, curta caminhada pelo bosque e passeio a bordo de pequenos barcos a remo pelas águas serenas de tom esverdeado. Continuação até Kutaisi, antiga capital do Reino da Cólquida e sede do parlamento georgiano entre 2012 e 2018. A imponente Catedral de Bagrati, de onde se abre vista panorâmica para a cidade, é um dos monumentos mais emblemáticos do país, e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para finalizar o dia, curto passeio pelo centro da cidade, passando pelo Mercado Agrícola, ou Bazar Verde, onde cores, aromas e sabores revelam o cotidiano local. Na fachada externa, um impressionante mural de cerâmica em alto relevo – são 217 metros quadrados! – conta a história da Georgia. Hospedagem no hotel New Port (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 8 – Terça-feira – 2 de junho de 2026
KUTAISI – MUSEU DE STALIN – UPLISTSIKHE – MTSKHETA – TBILISI
Pela manhã, saída para visita ao Museu de Stalin, em Gori, cidade natal do sucessor de Lênin como líder máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS. A exposição inclui muitas fotos, móveis, presentes e até o vagão de trem no qual o ditador viajava pela União Soviética. Em seguida, percurso até Uplistsikhe, cidade totalmente esculpida em rocha calcária que, no auge de sua prosperidade, tinha uma população de 20.000 habitantes. Entre as ruínas da Fortaleza de Deus preservam-se teatros, templos, altares pagãos, túneis, prisões secretas e ruas. Continuação até Mtskheta, entre as cidades mais antigas da Geórgia, habitada desde o segundo milênio a.C. Sagrada para a Igreja Ortodoxa, é como uma pequena joia, com ruas de pedra pontilhadas por monumentos arquitetônicos – um autêntico museu vivo! Passagem pelas Igrejas de Jvari, obra prima do período medieval, e de Svetitskhoveli – onde, segundo a crença georgiana, está guardada a túnica de Cristo. Ambos os prédios são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No final do dia, chegada em Tbilisi, cidade onde mito e história, cultura e tradição, natureza e hospitalidade inspiraram poesias, canções polifônicas e elegantes danças. Hospedagem no hotel Mercure Old Town (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 9 – Quarta-feira – 3 de junho de 2026
TBILISI
Após o café da manhã, saída para caminhada guiada pelo centro histórico da capital da Geórgia, fundada no século V e dominada por comerciantes, guerreiros, tiranos e ditadores ao longo dos tempos. Passagem por Abanotubani, bairro famoso por seus banhos de águas sulfúricas, pela inconfundível Ponte da Paz, que atravessa o Rio Kura – ou Mtkvari –, e pelas pitorescas ruas Shardeni e Erekle II, com bares e terraços que são ponto de encontro da população. Desde o Parque de Rike, embarque no teleférico de Naricala para, do alto da Colina de Sololaki, admirar a vista panorâmica e a estátua Kartlis Deda, a Mãe da Geórgia, uma figura de alumínio com 20 metros de altura que foi erguida em 1958, no 1500º aniversário da cidade. Tarde livre, oportunidade para um dos passatempos favoritos dos moradores de Tbilisi: explorar o frenético Mercado das Pulgas da Ponte Seca, um verdadeiro tesouro para os viajantes. Ali, entre bancas repletas de objetos curiosos, destacam-se relíquias da era soviética, medalhas da Segunda Guerra Mundial, espadas ornamentadas e incontáveis outros objetos vintage. É o lugar ideal para quem aprecia garimpar peças únicas e autênticas. Outra dica é passear pela icônica Avenida Rustaveli, coração cultural e histórico de Tbilisi, endereço de lojas de marcas internacionais, teatros, museus e edifícios de arquitetura imponente. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 10 – Quinta-feira – 4 de junho de 2026
TBILISI – ANANURI – STEPANTSMINDA – TBILISI
Após o café da manhã, saída em percurso rodoviário por uma das rotas mais antigas do país, a chamada Estrada Militar Georgiana. Em meio ao panorâmico caminho entre vales e rochas, que parecem talhadas como diamantes, é possível admirar, em dias de tempo aberto, o vulcão inativo conhecido como Kazbek. Com 5.047 metros, o terceiro maior pico do Cáucaso Georgiano é carinhosamente chamado pela população local de “A noiva de Khevi”. Passagem pelo Complexo Arquitetônico de Ananuri, que inclui fortaleza, igrejas, prisão e outros edifícios característicos da Era Medieval. Na sequência, a bordo de veículos 4x4, travessia de florestas e campos alpinos com destino à Igreja da Santíssima Trindade de Gergeti. A construção, que é um símbolo nacional, fica empoleirada na colina Tsminda Sameba, a 2.170 metros acima do nível do mar. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 11 – Sexta-feira – 5 de junho de 2026
TBILISI – HAGHPAT – DILIJAN
Saída rumo ao posto de fronteira. Após os trâmites aduaneiros e a troca de veículo, passagem pelo Mosteiro de Haghpat, expoente da arquitetura religiosa armênia e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Almoço na região do Cânion Debet e, na sequência, chegada à região de Dilijan, conhecida como a “Suíça Armênia”. O centro da cidade, localizada no meio de um Parque Natural, entre imponentes montanhas, é um dos mais pitorescos do país, sendo notável pelas construções tradicionais em madeira. Visita a uma vinícola local para degustação de espumante e para conhecer o processo de engarrafamento. Hospedagem no Hotel DiliJazz (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 12 – Sábado – 6 de junho de 2026
DILIJAN – LAGO SEVAN – SEVANAVANK – NORADUZ – YEREVAN
Após o café da manhã, saída em direção ao Lago Seván, um dos maiores lagos alpinos em todo o mundo. Em sua margem noroeste se encontra o Monastério Negro, Sevanavank, importante complexo religioso erguido por volta do ano 874 em uma pequena ilha lacustre. Atualmente, com a acentuada redução do nível das águas, a construção está situada em uma espécie de península coroada por uma colina. Paladares aguçados para a próxima parada! Degustação em uma fazenda familiar onde se produz queijos exclusivos, alguns deles macerados com vinho tinto, conhaque e aguardente armênia. Em seguida, visita a Noraduz – Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO por conta de um enorme número de khachkars (“khach” – cruz e “kar” – pedra), lápides esculpidas com esmero. Após o almoço, percurso rodoviário até Yerevan, a capital nacional. Chegada e hospedagem no hotel Courtyard by Marriott (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 13 – Domingo – 7 de junho de 2026
YEREVAN
A capital da Armênia é o coração do país e uma das mais antigas cidades continuamente habitadas em todo o mundo. Yerevan deixa lembranças inesquecíveis com sua arquitetura elegante e majestosa além de, é claro, as fascinantes vistas do Monte Ararat. Após o café da manhã, saída para explorar a singularidade das ruas passando pela Ópera, Praça da República e Estátua da Vitória. Em seguida, visita a Matenadaran – o museu de manuscritos antigos – um dos mais ricos repositórios de livros e manuscritos medievais em todo o mundo. Passagem pelo emblemático Complexo da Cascata, construção em estilo Art Déco que reúne inúmeras obras de artistas internacionais como Fernando Botero e Jaume Plensa. Visita ao Museu do Genocídio, localizado na colina de Tsitsernakaberd, um imponente complexo e memorial dedicado às vítimas do Genocídio Armênio. Ainda hoje, visita à fábrica da famosa aguardente Ararat, com direito a uma degustação. Restante do dia livre, oportunidade para desfrutar do grande Festival de Vinho – Yerevan Wine Days –, que reúne os produtores no centro da cidade. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 14 – Segunda-feira – 8 de junho de 2026
YEREVAN – KHOR VIRAP – GARNI – GEGHARD – YEREVAN
Pela manhã, percurso rodoviário até o Monastério de Khor Virap, de onde se abre majestosa vista do bíblico Monte Ararat. A construção, dos lugares mais sagrados no país, é considerado o berço do Cristianismo Armênio. Próxima parada, Templo de Garni, impressionante monumento dedicado ao Deus Sol Mitra e construído em estilo romano no séc. I dC. Na sequência, descida do desfiladeiro em carros 4x4 até a Sinfonia das Pedras, impressionante formação natural de rochas basálticas que lembra um imenso órgão. Continuação até o Mosteiro de Geghard, ou Mosteiro da Lança, insuperável obra-prima da arquitetura armênia do século XIII. Parcialmente esculpida em uma rocha, o prédio foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – juntamente com o Vale do Rio Azat. ALMOÇO INCLUÍDO.
Dia 15 – Terça-feira – 9 de junho de 2026
YEREVAN – ECHEMIAZIM – SASUNIK – DZORAGET
Visita à Catedral de Echemiazim, igreja cristã mais antiga do mundo, cuja construção começou em 301, mesmo ano em que a Armênia adotou o cristianismo como religião oficial. Em seu museu estão preservadas as relíquias mais veneradas da Igreja Apostólica Armênia, como a Lança Sagrada de Longinus, a mão de São Gregório, o Iluminador, um pedaço da Verdadeira Cruz e a madeira da Arca de Noé. Continuação ao povoado de Sasunik para almoço e degustação em produtora de vinhos locais. Em seguida, visita ao Museu de História do Vinho Armênio, oportunidade para aprender sobre as ricas tradições da vinificação no país desde os tempos antigos até os dias de hoje. Percurso rodoviário e hospedagem no Tufenkian Avan Dzoraget Hotel (ou similar). ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.
Dia 16 – Quarta-feira – 10 de junho de 2026
DZORAGET – TBILISI – ISTAMBUL
Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, traslado ao Aeroporto Internacional de Tbilisi para embarque em voo com destino a Istambul. Chegada à maior cidade da Turquia e hospedagem no Hotel Occidental Taksim (ou similar), no bairro de Beyoğlu, a poucos passos da Praça Taksim.
Dia 17 – Quinta-feira – 11 de junho de 2026
ISTAMBUL
Passeio de barco pelo Bósforo, estreito que atravessa Istambul e une Europa e Ásia. Ao longo da navegação abre-se vista panorâmica das margens do Bósforo, da fortaleza Rumeli Hisari construída por Mehmet – o Conquistador, enquanto preparava a conquista de Constantinopla, e diversas mansões oitocentistas da classe alta otomana, palácios surgidos da fantasia dos sultões e seus gabinetes de caça. Restante do dia livre.
Dia 18 – Sexta-feira – 12 de junho de 2026
ISTAMBUL – BRASIL
Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Aeroporto de Guarulhos.