top of page

Entre Incas e conquistadores: um mergulho em Cusco

Vista aérea de Cusco, mostrando suas construções coloniais e montanhas ao redor.

Nenhuma outra cidade peruana está tão intimamente entrelaçada à história do país quanto Cusco.


Seu nome, em Quéchua, significa “umbigo do mundo”, o que reforça sua importância desde sempre para os andinos. De acordo com a antiga tradição, este seria um local revelado diretamente pelo Deus Sol (Inti) aos lendários Manco Capac e Mama Ocllo, para que ali fosse fundado o grande centro político, religioso e cultural do Império Inca.


A chegada dos conquistadores espanhóis no século XVI marca um ponto de virada. É neste momento que Cusco é saqueada e tem grande parte de suas estruturas Incas destruída ou convertida em edifícios coloniais. Posteriormente, isso também acabaria por desencadear um processo de sincretismo entre a fé Inca e a influência católica espanhola.


O resultado hoje é uma cidade que incorpora elementos de ambos os mundos, onde as ruas estreitas e as construções coloniais contrastam com os restos impressionantes das antigas estruturas Incas.


Como reconhecimento ao seu legado, Cusco foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983. Muito além de ponto de partida para a lendária Machu Picchu, é uma cidade que encanta com seus artesanatos coloridos, culinária regional e a imponência de suas ruínas espalhadas pelos arredores.


Em nosso roteiro:


Plaza de Armas

Parada obrigatória e ponto de partida para a visitação de Machu Picchu, a Plaza de Armas é o coração pulsante de Cusco.


A Catedral merece uma visita atenta. Construída sobre as fundações de um antigo palácio Inca, é um marco da arquitetura colonial, onde a arte sacra e os detalhes barrocos capturam a fusão de culturas que caracteriza a cidade. Dentro, tesouros artísticos e relíquias históricas aguardam os visitantes, oferecendo um vislumbre do passado complexo e fascinante de Cusco.


Próximo dali, o Qoricancha, conhecido também como o Templo do Sol, destaca-se como um símbolo da complexa trama que compõe Cusco. Sobre suas impressionantes fundações Incas, o Convento de Santo Domingo foi erguido, exemplificando a sobreposição das culturas que ocorreu após a chegada dos espanhóis.


As estruturas Incas remanescentes, conhecidas por sua engenharia precisa e seus símbolos sagrados, oferecem um vislumbre do que foi a capital do Império Inca, ao passo que a construção espanhola reflete a mudança de eras. Em seus arredores, cafés acolhedores e lojas de artesanato oferecem uma imersão na cultura local.


Celebração de Corpus Christi em Cusco

Um dos eventos mais marcantes do calendário cusquenho é a celebração de Corpus Christi. Todos os anos, as ruas da cidade se enchem de devotos e turistas, que se unem para homenagear Cristo e mais 15 santos, acompanhando a procissão solene pelas ruas.

 

Padres, religiosos e membros da comunidade carregam andores decorados com imagens sagradas, mescladas a símbolos pré-hispânicos que convergem majoritariamente em torno da figura do Sol.

 

Esta festividade, muito apreciada pelos locais e procurada por visitantes, oferece uma visão dos costumes dos habitantes de Cusco, que preservam suas raízes ancestrais ao mesmo tempo em que praticam e reverenciam a fé católica, herdada dos europeus.

 

Vale a pena, e muito!

 

Ainda que a ansiedade por conhecer o Vale Sagrado e Machu Picchu seja grande, – e nós entendemos perfeitamente! – recomendamos aproveitar o tempo em Cusco também para conhecer verdadeiramente seus detalhes. Você vai se surpreender com essa cidade que é muito mais que uma mera passagem para outros locais.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Комментарии отключены.
bottom of page