top of page

Floração das rosas damascenas: o perfume da primavera na Bulgária

Grande plano detalhado de um cesto de vime entrançado transbordando com pétalas de rosas cor-de-rosa claro. À direita do cesto, veem-se rosas inteiras em tons de rosa vibrante, laranja e um toque de vermelho, ainda com algumas folhas verdes. A luz do sol realça as texturas suaves das pétalas, sugerindo a colheita no Vale das Rosas, na Bulgária.

Acordar antes do sol nascer, caminhar entre fileiras de flores e colher, com as próprias mãos, as pétalas ainda cobertas de orvalho. Essa é parte de uma tradição centenária que faz da Bulgária uma referência mundial na produção de óleo de rosas.


No coração do Vale das Rosas, em Skobelevo, a Rosa Damascena floresce por apenas algumas semanas entre maio e junho e é nesse curto intervalo que tudo acontece.


O perfume inebriante da colheita faz com que o aroma invada a destilaria, onde as pétalas são aquecidas a vapor e destiladas da mesma forma há séculos. O resultado é um óleo essencial raro, delicado e altamente valorizado – não só por sua fragrância, mas por sua capacidade de fixar aromas, sendo ingrediente-chave dos perfumes mais sofisticados do planeta.


Ali, entre vapores e essências, também se experimentam outros sabores: o licor, a geleia e até o chá de rosas revelam facetas inesperadas dessa flor símbolo da Bulgária. Não se trata apenas de ver e colher, mas de sentir no corpo e na memória o que faz dessa tradição algo tão especial.


Rosas que contam histórias

Mais do que uma flor, a Rosa Damascena representa a conexão entre cultura, natureza e sensibilidade.


  • Sua origem remonta ao Oriente Médio, mas foi no solo búlgaro que ela encontrou seu auge com destaque para a região de Kazanlak, onde se concentra a produção.


  • São necessárias até 4 toneladas de pétalas para produzir 1 litro do chamado “ouro líquido”, vendido por até 7 mil dólares.


  • Suas aplicações vão da perfumaria de luxo à culinária, e seus derivados naturais possuem propriedades terapêuticas e cosméticas.


Participar desse processo durante a floração é mergulhar em uma herança. Uma celebração da conexão entre o homem e a natureza e uma lembrança de que a beleza pode ser cultivada e compartilhada.


Close-up das mãos de uma pessoa segurando um punhado de pétalas de rosas cor-de-rosa claro sobre um saco de pano xadrez azul e cinza, que já está cheio de pétalas. A pessoa veste uma blusa branca de mangas compridas e um avental bordô. Ao fundo, arbustos de rosas vibrantes em plena floração completam a cena ensolarada da colheita.

Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Transformamos viagens em experiências que conectam pessoas, lugares e culturas, com um jeito único de fazer turismo: artesanal, cuidadoso e comprometido em estar sempre no lugar certo, na hora certa.


Baixe o PDF dos melhores Tours Domundo

Contatos

+ 55 21 3170 1010 | + 55 21 99663 2597

contato@domundo.com

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 769, sala 1201. Copacabana - CEP 22.050-002 - Rio de Janeiro/RJ - Brasil​

  • Whatsapp
  • Instagram
  • facebook-app-symbol

DOMUNDO OPERADORA. Ministério do Turismo – Cadastur 19.083413.10.0001-6
CNPJ 26.517.239/0001-27 DOMUNDO não comercializa os produtos em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.).
© Copyright 2023 DOMUNDO VIAGENS E TURISMO EIRELI
Todos os direitos reservados.

site abav logo.png
braztoa_logo_azul.png
site cadastur logo.png
bottom of page