Floração das rosas damascenas: o perfume da primavera na Bulgária
- Domundo Operadora
- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Acordar antes do sol nascer, caminhar entre fileiras de flores e colher, com as próprias mãos, as pétalas ainda cobertas de orvalho. Essa é parte de uma tradição centenária que faz da Bulgária uma referência mundial na produção de óleo de rosas.
No coração do Vale das Rosas, em Skobelevo, a Rosa Damascena floresce por apenas algumas semanas entre maio e junho e é nesse curto intervalo que tudo acontece.
O perfume inebriante da colheita faz com que o aroma invada a destilaria, onde as pétalas são aquecidas a vapor e destiladas da mesma forma há séculos. O resultado é um óleo essencial raro, delicado e altamente valorizado – não só por sua fragrância, mas por sua capacidade de fixar aromas, sendo ingrediente-chave dos perfumes mais sofisticados do planeta.
Ali, entre vapores e essências, também se experimentam outros sabores: o licor, a geleia e até o chá de rosas revelam facetas inesperadas dessa flor símbolo da Bulgária. Não se trata apenas de ver e colher, mas de sentir no corpo e na memória o que faz dessa tradição algo tão especial.
Rosas que contam histórias
Mais do que uma flor, a Rosa Damascena representa a conexão entre cultura, natureza e sensibilidade.
Sua origem remonta ao Oriente Médio, mas foi no solo búlgaro que ela encontrou seu auge com destaque para a região de Kazanlak, onde se concentra a produção.
São necessárias até 4 toneladas de pétalas para produzir 1 litro do chamado “ouro líquido”, vendido por até 7 mil dólares.
Suas aplicações vão da perfumaria de luxo à culinária, e seus derivados naturais possuem propriedades terapêuticas e cosméticas.
Participar desse processo durante a floração é mergulhar em uma herança. Uma celebração da conexão entre o homem e a natureza e uma lembrança de que a beleza pode ser cultivada e compartilhada.

Conheça esse e outros destinos com a Domundo!
Transformamos viagens em experiências que conectam pessoas, lugares e culturas, com um jeito único de fazer turismo: artesanal, cuidadoso e comprometido em estar sempre no lugar certo, na hora certa.
