top of page

Persépolis: cidade monumental do Império Persa

Construída no século VI a.C., Persépolis impressiona pela sua grandiosidade e esplendor.

Chegou a hora de fazer uma viagem no tempo e voltar ao esplendor do antigo Império Persa.

 

Persépolis é uma obra prima arquitetônica que ainda impressiona pela grandiosidade, mesmo em ruínas. Construída no século VI a.C. por Dario I, Persépolis foi a capital e o coração cerimonial do império, servindo de cenário para festividades e rituais da realeza. Um dos aspectos mais impressionantes são as evidências da notável diversidade de povos que compunham o Império Persa.


Nos baixos-relevos esculpidos nas edificações é possível identificar representações precisas de etíopes, indianos, assírios, armênios e egípcios, entre outros. Essas imagens tão detalhadas são prova irrefutável da ampla abrangência territorial e influência política alcançada pelo império em seu auge.

 

Persépolis: entre o fogo e a memória


Ainda restam dúvidas sobre a real função do complexo para além das celebrações. Há indícios até mesmo de que sua ocupação fosse sazonal, já que não foram encontradas estruturas que correspondessem a residências oficiais da realeza.

 

Seja como for, o legado de Persépolis permanece monumental. Mesmo após ter sido incendiada por Alexandre, o Grande, suas majestosas ruínas continuam de pé como símbolo do esplendor cultural do Império Persa Antigo. Ainda que em escombros, é possível admirar a riqueza representada nas colunas, escadarias e baixos-relevos que resistiram ao tempo.

 

Em um de seus últimos dias de glória, Persépolis foi cenário de um suntuoso evento organizado pelo último monarca persa, Xá Reza Pahlavi, em 1971. Ele teria gastado dezenas de milhões de dólares para realizar uma extravagante recepção que reuniu líderes mundiais e personalidades de destaque de diversas nações.

 

Alguns destaques:

●       Portão das Nações

●       Salão Apadana

●       Palácio Tachar

 

Em Persépolis, nosso objetivo é que, além de encantar os olhos e expandir a visão de mundo de nossos viajantes, seja possível também transmitir todo respeito e admiração que temos por uma civilização que moldou parte importante da história da humanidade.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!


Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page