top of page

Tapas y mucho más: uma viagem pelos sabores da Espanha

Além de basílicas, museus e cultura da Espanha, existe uma outra atração imperdível esperando por você: a culinária espanhola. A cozinha local é tão diversa quanto o próprio país, trazendo o melhor dos ingredientes encontrados em cada região. Seus sabores marcantes conquistaram o mundo, especialmente com pratos típicos como a paella, o jamón ibérico e, claro, as famosas tapas.


As tapas são petiscos para compartilhar e têm origem atribuída aos bares e tavernas da Espanha.

 

As tapas reinas

Petiscos servidos em porções para compartilhar, as tapas são um hábito nacional, fazem parte do estilo de vida espanhol e são conhecidas mundo afora. Inicialmente consumidas em bares para acompanhar as bebidas, as tapas agora também reinam absolutas em restaurantes.

 

História e Características 

Acredita-se que as tapas nasceram nos bares e tavernas da Espanha. No passado, pedaços de pão ou tábuas de frios eram oferecidos de cortesia a quem bebesse para amenizar os efeitos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

 

Há, porém, outra versão popular que afirma que a origem do termo "tapa" remonta a uma parada dos Reis Católicos na ilha de León. Ao entrarem em uma taberna repleta de moscas, o rei Fernando II de Aragão solicitou uma porção de embutido ou algo similar para cobrir seu copo de vinho.


O taberneiro prontamente utilizou uma fatia de queijo para vedar o recipiente real, comentando: "Aqui está sua tampa, majestade" - expresso na língua castelhana como "tapa". E assim, a prática logo teria se disseminado.

 

Seja qual for a versão verdadeira, o fato é que com o tempo esses petiscos foram ganhando identidade própria, tornando-se uma deliciosa tradição regada a bons vinhos ou cervejas. Hoje em dia as tapas são indispensáveis nos bares e restaurantes como parte essencial do estilo de vida espanhol, especialmente em momentos de confraternização.


Entre as estrelas indiscutíveis figuram as papas bravas, croquetas de bacalhau, pimientos de padrón, lulas fritas, jamón ibérico, queijos, azeitonas e pão com tomate.

 

Outros clássicos

 

Além das tapas, há outros sabores clássicos imperdíveis esperando por você:

 

Paella

Considerado o prato nacional da Espanha, a paella traz o tradicional arroz amarelo da variedade bomba ou calasparra, preparado em panela larga com os mais diversos ingredientes: frutos do mar, carnes, vegetais ou mistura de tudo. Cada região tem sua receita famosa de paella, tornando a preparação um verdadeiro patrimônio nacional.

 

Delícias do Mar

Com extenso litoral banhado por Atlântico e Mediterrâneo, os frutos do mar têm lugar cativo nas mesas espanholas. Polvos, lulas, camarões e vieiras são algumas das estrelas em pratos como o suquet de peixes, o popular zarzuela. E o bacalhau ganha versões deliciosas no tradicional ajoarriero ou à biscaia. 

 

Carnes Recheadas

A culinária da Espanha também é generosa em carnes. O porco é muito marcante na alimentação local, com destaques como o leitão assado e o presunto ibérico. Já o cordeiro e cabrito são muito presentes no interior. Nos embutidos e tortilhas de batata, a diversidade regional de preparos impressiona.

 

Sobremesas Divinas

Nas sobremesas, a herança árabe da ocupação mourisca de séculos deixou frutos em delícias doces como roscos fritos e o doce de leite e amêndoas. E os doces conventuais, como os suspiros de freiras, são obras primas da doçaria espanhola. 

 

São muitas as regiões e histórias de povos que estão representados na gastronomia espanhola, tornando-a uma das mais ricas e tentadoras da Europa. Só provando é possível descobrir os seus encantos.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!


Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page