
Um dos marcos arquitetônicos mais impressionantes de Isfahan é a imponente Praça Naqsh-e Jahan, ou, Praça Imam, localizada no Irã. Construída no século XVI pelo Xá Abbas, do Império Safávida, ela se destaca por seus majestosos portais, mesquitas e bazares.
Cercada por arcadas duplas, a praça tem formato retangular, com 560 metros de comprimento e 160 metros de largura. É a segunda maior praça do mundo, perdendo apenas para a Praça Tiananmen, em Pequim.
O nome Naqsh-e Jahan significa "imagem do mundo" e faz referência ao esplendor da praça. Já Praça Imam é uma alusão à Mesquita do Imam, um dos principais monumentos no local.
Construções suntuosas
A Praça Naqsh-e Jahan abriga importantes obras-primas da arquitetura persa:
- Mesquita do Sheikh Lotfollah: com suas cúpulas e mosaicos cerâmicos azuis.
- Mesquita Jaame’Abbasi: soberba estrutura com um fascinante pátio e jardim interno.
- Palácio Ali Qapu: com varanda panorâmica e salão de música.
O conjunto cria uma atmosfera mágica, reunindo religião, cultura e comércio em um mesmo local.
Irã: importância histórica
A praça foi vital para afirmar o poderio Safávida na Pérsia. Além da indescritível beleza, sediava celebrações, desfiles de tropa e jogos de polo, demonstrando todo o esplendor da dinastia para súditos e visitantes.
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979, a majestosa Praça Naqsh-e Jahan segue impressionando a todos com sua beleza singular até os dias de hoje. Um tesouro persa obrigatório para os apaixonados e curiosos sobre a história, cultura e arte local.
Conheça esse e outros destinos com a Domundo!
Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.
Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.