top of page

Djerba: a ilha tunisiana colorida pelos grafites

Localizada no sudeste da Tunísia, a ilha de Djerba possui belas praias, arquitetura típica árabe-berbere e uma rica herança cultural judaica. Mas um dos grandes charmes da ilha na atualidade são os vibrantes e coloridos grafites que decoram suas paredes.

 

Os vibrantes e coloridos grafites transformaram a cidade de Erriadh, na Tunísia, em um playground de arte de rua.

Origem dos grafites em Djerba

 

No ano de 2014, a pacífica ilha viu suas ruas ganharem vida de uma maneira única e vibrante. O projeto "Djerbahood" transformou a cidade de Erriadh em um playground de arte de rua, onde artistas de várias nacionalidades se uniram para criar algo nunca visto antes.

 

Mais de 150 artistas de cerca de 30 países, se juntaram à iniciativa. Foram criadas cerca de 250 obras, transformando as vilas de Djerba em uma imensa galeria a céu aberto.

 

As paredes caiadas que antes compunham a paisagem urbana de Erriadh foram tomadas por uma explosão de cores e expressões artísticas dessa incrível miscelânea cultural.

 

Temáticas e técnicas

 

As obras apresentam grande diversidade temática e de estilos. Há desde murais geométricos minimalistas até peças com traços da cultura local, criaturas fantásticas, padrões coloridos e figuras humanas.

 

Várias técnicas foram empregadas, incluindo pintura com spray, estêncis, mosaicos e materiais variados. As cores vibrantes se destacam, trazendo vida às paredes.

 

Integração da comunidade e um legado inestimável

Além da transformação estética, o projeto teve um impacto social significativo. Os artistas interagiram com a comunidade local, ouvindo histórias, compartilhando experiências e deixando uma marca muito além do que se vê estampado.


Mesmo após o término do projeto, as obras de arte continuaram a ser uma parte integrante da paisagem urbana de Erriadh. O "Djerbahood" deixou um legado cultural que transcende as técnicas, destacando o poder da arte como meio de expressão, diálogo e compreensão entre culturas diversas. E, claro, a economia local cresceu muito com o aumento considerável de turistas na região.


Sem dúvidas, visitar Djerba é um passeio imperdível para quem busca uma experiência única na Tunísia, unindo praias paradisíacas e muita arte.


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!


Somos uma operadora de turismo alicerçada em uma sólida rede de parcerias construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro têm acompanhamento de especialistas de alto nível, consagrados no mercado. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page